Devido aos últimos acontecimentos, tenho refletido sobre o egoísmo, inclusive o meu.
Sinto que antigamente as pessoas eram mais próximas. As casas tinham salas maiores, mesas enormes. Era comum, nos sentarmos em casa apenas para tomar um café e conversar. Parece que o foco era reunir pessoas. Havia uma maior preocupação em conhecer e gastar tempo para conhecer o próximo.
Diferente de hoje em dia, que dizemos que temos vários amigos, mas na verdade temos 2 ou 3, onde não nos preocupamos em investir nosso tempo pra sentar e conversar com alguém,pelo simples fato de querer participar da vida dela.
As pessoas fazem tudo mais rápido, é bem mais fácil uma amizade de micro-ondas, onde você aperta um botão e aciona essa pessoa quando precisa. Diz lá no facebook que você tem mais de mil amigos, a maioria ali não conhece nada da sua vida, mas num final de semana à noite, quando seus verdadeiros amigos não estiverem ali, tu podes ir até lá e usar qualquer um deles.
O que eu entendo é que as pessoas não tem tempo e não querem perder tempo com amizades, mas não porque elas não gostem, mas porque elas sofreram traumas. Viveram experiências negativas e eu tenho certeza que assim como eu, você já se decepcionou com alguém onde a expectativa lançada, foi frustrada. Então, a gente tem medo de se relacionar e até nos fechamos, dizemos que relacionamentos não valem a pena, que amizades verdadeiras não existem e, chegamos até a pensar que viver em comunidade é uma coisa impossível.
Hoje optamos sermos superficiais, porque não vemos nada funcionando quando se vive compartilhando coisas. Acredito que o nosso problema seja o foco, porque muitas vezes nos relacionamos apenas com quem sabemos que irá nos dar algo em troca. Analisamos o que essa pessoa tem a oferecer, o que podemos ganhar com isso e já pensamos em como ela pode nos decepcionar, sendo que o foco deveria ser: “O que eu posso fazer por ela?”, “O que eu posso oferecer que vai fazer alguma diferença em sua vida?”, “O que eu posso ensinar?”.
Acredito que da mesma forma que você foi traído, decepcionado, magoado, como eu, você também fez essas coisas. Você também deve ter traído e magoado outras pessoas. Nós somos assim, somos totalmente falhos, agimos por orgulho e por inúmeras vezes somos egoístas. Porém, mesmo você tendo feito isso e errado, tenho certeza que vale a pena perder tempo com você. Vale a pena sentar do seu lado e passar mais que uma hora ouvindo aquilo que tu tem a dizer, saber qual a sua opinião sobre as coisas.
A mensagem que eu quero deixar pra você que ta lendo esse texto, é: Não se atreva a achar que é possível viver sozinho, não é possível! Não faz bem! Não é saudável! Da mesma forma que a comida de micro-ondas é sem sabor e nada saudável, assim também, é a amizade de micro-ondas, aquela que você não vive de forma profunda.
Assim como quando você gasta tempo preparando uma comida, picando, cozinhando, cuidando para não queimar, ela te desgasta, é cansativo, mas é algo muito mais saudável, mais gostoso. Uma amizade verdadeira também é assim, você investe seu tempo, é algo muito mais real e por mais que tenha suas dificuldades, vale muito mais a pena.
Então o que eu digo pra você é isso: Pessoas valem a pena. VOCÊ vale a pena. Tenha relacionamentos de verdade. Gaste tempo, dinheiro, sorrisos, se envolva, conte sua história e chega de amizades de micro-ondas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário