segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sobre a felicidade

Coloco a água para ferver, o pó de café no filtro e aguardo.
Sentada ali na cozinha me lembro de um texto onde o autor comparava a felicidade com um café passado na hora. Não me lembro das palavras exatas, mas acredito ter entendido a mensagem.
A gente pode sentir o cheiro quando a felicidade está por vir, e por antecipação degustá-la.
Conservamos o café numa garrafa térmica para que fique aquecido e não perca o gosto bom. Assim fazemos com a felicidade, queremos protege-la ao máximo para que seu gosto se prolongue.
Por falar em gosto, o café não tem um gosto melhor quando compartilhado? Quantas vezes você já viu em filmes, séries ou chamou alguém para compartilhar um "cafezinho" contigo? A felicidade tem um gosto diferente quando compartilhada com pessoas que gostamos.
Podemos até tomar aquele café instantâneo, mas certamente não será a mesma coisa. Não tente procurar felicidade em qualquer lugar, o melhor mesmo é aguardá-la sem desespero.
Tomar o "pretinho" sem açúcar por engano e sentir aquele gosto amargo, é como ter a felicidade barrada por algo ruim. Não era de se esperar que aquilo acontecesse. Entretanto, você pode acrescentar açúcar no restante, NÃO JOGUE O CAFÉ FORA!  Ou melhor: NÃO JOGUE SUA FELICIDADE FORA, pois é certo que ela irá partir um dia, mas coloque açúcar, busque tê-la de volta. Mas cuidado, açúcar demais pode estragá-la, saiba dosar. Se algum dia ficar muito doce, perder o sentido saiba que é hora de partir para outra ou talvez até "passar uma nova".
A chaleira apitou, apaguei o fogo, coloquei a água no filtro previamente preparado.
Comecei meu dia assim, sentindo aquele "cheiro bom de felicidade preparada na hora".
Um novo motivo para me sentir feliz sempre que a felicidade antiga se esfriou e perdeu seu gosto, seu sentido.
Mas sei que logo mais um café fresco será passado, perfumando toda a casa. Certamente ele não vai durar o tempo todo. Mas quem disser que vive o tempo todo na plenitude da felicidade é um grande mentiroso.
Melhor mesmo é ter a noção de que nada pode ser para sempre.
Que a felicidade é simples e barata como um cafezinho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário